IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

S&P 500 e Nasdaq caem por incerteza comercial; Boeing ampara Dow Jones

11/11/2019 18h22

Por Lewis Krauskopf

NOVA YORK (Reuters) - Os índices de ações S&P 500 e Nasdaq fecharam em queda nesta segunda-feira, se afastando de recordes recentes, com as incertezas sobre o progresso nas negociações comerciais entre Estados Unidos e China novamente à tona após comentários do presidente dos EUA, Donald Trump.

O Dow Jones, contudo, evitou baixa, beneficiado por um salto nas ações da Boeing.

Esperanças dos investidores sobre a "primeira fase" de um acordo comercial têm sido um fator-chave a apoiar as ações recentemente. Mas, no sábado, Trump disse que os Estados Unidos só fariam um acordo comercial se fosse o "acordo certo" para o país, acrescentando que as negociações tinham se movido mais devagar do que ele gostaria.

A violência em Hong Kong durante protestos também abalou o sentimento do mercado. Isso depois de na semana passada os três principais índices acionários dos EUA terem registrado máximas históricas na sexta-feira, com o índice S&P 500 registrando sua quinta semana de ganhos consecutivos.

"Você teve notícias negativas que foram motivo de consolidação após cinco semanas seguidas em que as ações subiram", disse Willie Delwiche, estrategista de investimentos da Baird, em Milwaukee.

"O maior risco, no momento, é o otimismo excessivo", disse Delwiche. "E, portanto, se pudermos ter alguns dias de consolidação que alivie um pouco desse excesso acaba sendo algo saudável para o mercado geral."

O índice Dow Jones subiu 0,04%, a 27.691 pontos, enquanto o S&P 500 perdeu 0,196245%, a 3.087 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuou 0,13%, a 8.464 pontos.