IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

S&P 500 fecha em leve alta após declarações de Trump sobre comércio

12/11/2019 18h14

Por Lewis Krauskopf

NOVA YORK (Reuters) - O índice S&P 500 da Bolsa de Nova York fechou com ganho modesto nesta terça-feira, depois de ter alcançado uma máxima recorde intradia nesta sessão, dia em que o presidente Donald Trump disse que os Estados Unidos estão perto de assinar um acordo comercial inicial com a China, mas não ofereceu novos detalhes sobre as negociações.

O Dow Jones ficou estável, aos 27.691,49 pontos. O S&P 500 ganhou 0,16%, para 3.091,84 pontos. E o Nasdaq Composto teve alta de 0,26%, para 8.486,09 pontos.

O S&P 500 e o Nasdaq alcançaram máximas históricas durante o pregão, mas os mercados reduziram os ganhos após o discurso de Trump, com investidores preocupados sobre quaisquer comentários que piorassem a disputa tarifária que tem chacoalhado os mercados há mais de um ano.

No Clube Econômico de Nova York, Trump disse que os negociadores norte-americanos e chineses estão "próximos" de um acordo comercial da "primeira fase", mas repetiu a desgastada retórica sobre "trapaça" da China no comércio.

"As pessoas esperavam ter um pouco mais de clareza na frente comercial, e não parece ter sido o caso", disse Chuck Carlson, diretor executivo da Horizon Investment Services em Hammond, Indiana.

Os investidores têm apontado as tensões comerciais entre EUA e China como a principal incerteza do mercado, uma vez que as ações bateram níveis recordes amparadas por cortes de juros pelo Federal Reserve, balanços corporativos do terceiro trimestre vindo acima das baixas expectativas e sinais de que a economia pode ter atingido o fundo do poço.

Mas Carlson disse que "o mercado, em certa medida, está começando a tentar não ser muito reativo de uma maneira ou de outra ao que o presidente está dizendo sobre o comércio".