IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Yduqs tem lucro menor no 3º tri, base de alunos sobe

12/11/2019 08h59

SÃO PAULO (Reuters) - A companhia de ensino Yduqs teve queda no lucro do terceiro trimestre, mas afirmou que registrou captação recorde de alunos para o segundo semestre, o que forçou a empresa a ser mais agressiva no preço das mensalidades em algumas localidades.

A empresa anteriormente conhecida como Estácio teve lucro líquido proforma de 158,8 milhões de reais de julho ao fim de setembro, queda de 18,3 por cento na comparação com o mesmo período do ano passado. A empresa diz que o número exclui implicações da adoção do sistema contábil IFRS 16.

Incluindo estes efeitos, o lucro líquido do terceiro trimestre foi de 152,5 milhões de reais. Analistas, em média, esperavam resultado líquido da Yduqs de 211 milhões de reais para o período, segundo dados da Refinitv. Não ficou imediatamente claro se os números são comparáveis.

A companhia afirmou que a base total de alunos subiu no terceiro trimestre para 575,4 mil, um crescimento de 8,4 por cento no comparativo anual. Segundo o balanço, a captação de alunos no ensino presencial saltou 20 por cento enquanto no ensino a distância houve expansão de 60 por cento.

A Yduqs também registrou aumento na taxa de retenção de alunos no ensino presencial, para 86 por cento, um ponto percentual acima do nível do terceiro trimestre do ano passado.

A geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado foi de 289,6 milhões de reais em termos proforma, crescimento de 2,4 por cento na comparação anual. Analistas, em média, previam Ebitda de 353,9 milhões no período, segundo dados da Refinitiv. Considerando os efeitos do IFRS 16, o Ebitda ajustado do terceiro trimestre foi de 343,9 milhões de reais.