IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Copel aumenta lucro no 3º tri com itens extraordinários

13/11/2019 10h15

SÃO PAULO (Reuters) - A estatal paranaense de energia Copel teve lucro líquido de 613,5 milhões de reais no terceiro trimestre, alta de 42,4% na comparação anual, com o resultado da empresa sendo impulsionado por alguns itens extraordinários.

A elétrica, com negócios em geração, distribuição etransmissão, teve um lucro antes de juros, impostos, depreciaçãoe amortização (Ebitda) de 1,2 bilhão no período, avanço de 40,5% na comparação anual, segundo balanço divulgado na noite de terça-feira.

Segundo a Copel, esse resultado é explicado, basicamente, pelos itens não recorrentes referentes à reversão líquida de provisões de impairment no valor de 102,6 milhões de reais (referentes a ativos de geração e telecomunicações).

Além disso, a companhia contou com o resultado do trânsito em julgado da ação em que a distribuidora Compagas discutia a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/Pasep e Cofins, com efeito de 100,9 milhões de reais na receita operacional; e também com resultado positivo de 82,8 milhões de reais referente ao valor justo na compra e venda de energia da Copel Comercialização.

A receita líquida da companhia caiu 1,3% na comparação com o mesmo trimestre de 2018, para 4,25 bilhões de reais.

O mercado fio da Copel avançou 1,6% para 7.342 GWh.

INVESTIMENTO

Em comunicado separado, a Copel informou que o conselho de administração aprovou investimento de 2,1 bilhões de reais para 2020, sendo que a área de distribuição ficará com cerca de metade.

(Por Roberto Samora)