IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Índice S&P 500 registra mais um recorde, mesmo com severas previsões da Cisco

Lewis Krauskopf

14/11/2019 18h24Atualizada em 15/11/2019 12h13

NOVA YORK (Reuters) - O índice S&P 500 apresentou um pequeno ganho para encerrar o dia com recorde de fechamento nesta quinta-feira, quando perspectivas negativas da gigante tecnológica Cisco Systems Inc (CSCO.O) foram compensadas por um forte relatório da gigante do varejo Walmart Inc.

O índice industrial Dow Jones recuou 0,47 ponto, ou 0%, para 27.783,12; o S&P 500 avançou 2,72 pontos, ou 0,09%, para 3.096,76, e o Nasdaq Composite caiu 3,08 pontos, ou 0,04%, para 8.479,02.

As ações da Cisco despencaram 7,3% após a fabricante de equipamentos de rede projetar receitas e lucros no segundo trimestre abaixo das expectativas, com as crescentes incertezas econômicas globais impedindo que clientes gastem mais em seus roteadores e switches.

O declínio das ações da Cisco foi o que mais pesou nos principais índices e ajudou a arrastar o setor de tecnologia para baixo em 0,1%.

Em contraste, o Walmart elevou suas perspectivas anuais. A maior companhia varejista do mundo apresentou ganhos melhores do que o esperado, vendas comparáveis —e crescimento do comércio eletrônico em seu maior mercado no terceiro trimestre.

As ações do Walmart recuaram 0,3% depois de atingir um recorde de alta mais cedo na sessão, mas os índices de varejo e consumo da S&P 500 terminaram em alta após o relatório da empresa.

"Temos essa parte da economia, o consumidor norte-americano, que permanece resiliente e permanece em um lugar saudável antes de uma estação de compras importante para a economia", disse Margaret Reid, gerente sênior de portfólio da The Private Bank no Union Bank em São Francisco.

Isso se compara, disse Reid, à "parte secundária da economia "que ainda parece ser atormentada e pesada pelo comércio EUA-China e volatilidade econômica e política global ".

As ações chegaram recentemente a máximas históricas, impulsionadas pelos cortes na taxa básica de juros pelo Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos), além ganhos das companhias no terceiro trimestre superando baixas expectativas, mas sinalizando que a economia pode estar desacelerando.

A temporada de relatórios corporativos do terceiro trimestre está chegando ao fim com aproximadamente 75% das empresas do S&P 500 apresentando lucros acima das expectativas, mas com projeções de que os ganhos totais são inferiores, em 0,4%, ao registrado no mesmo período do ano passado, de acordo com Refinitiv.

"O mercado está meio que mantendo um padrão", disse Jake Dollarhide, diretor executivo da Longbow Asset Management em Tulsa, Oklahoma. "Parece que tirou tudo o que pode dessa temporada de balanços."

O presidente do Fed, Jerome Powell, disse nesta quinta-feira que o risco de a economia dos EUA enfrentar um recuo é remota, e os investidores olharão agora para os dados de vendas no varejo nos EUA nesta sexta-feira para avaliar a saúde da economia.

As ações da Dillard's Inc subiram 14,2% após a divulgação dos resultados trimestrais da rede de lojas de departamento.