Williams, do Fed, diz que riscos à economia dos EUA ainda são negativos
WASHINGTON (Reuters) - O Federal Reserve está com a taxa de juros no nível apropriado para a economia dos Estados Unidos, mas os riscos para a perspectiva econômica ainda são negativos, disse nesta terça-feira o presidente do Federal Reserve de Nova York, John Williams.
"Acho que algumas dessas questões, com a inflação ainda abaixo da meta, ainda estamos vendo alguma piora na perspectiva global, eu estou definitivamente mais atento aos riscos negativos", disse Williams a repórteres após um evento do mercado de capitais em Washington.
Mais cedo, Williams fez coro a seus colegas no banco central dos Estados Unidos ao descrever a política monetária como em uma boa posição, com a economia norte-americana "exatamente onde gostaríamos que estivesse".
O Federal Reserve votou por 8 a 2 para cortar os juros em 0,25 ponto percentual na sua reunião de outubro, deixando a taxa de empréstimo em um intervalo ente 1,50% e 1,75%.
Foi o terceiro corte de juros este ano, mas o Fed deixou claro que só reduzirá a taxa outra vez caso haja uma deterioração material na perspectiva econômica dos EUA.
Falando sobre o que seria necessário para que o Fed reconsidere a pausa no ciclo de redução de juros, Williams disse a repórteres que é importante que o banco central não reaja exageradamente a dados individuais, mas que acompanhe as tendências.
"Esses são fatores globais ou outras coisas estão fazendo com que a economia dos EUA desacelere mais do que o esperado e desacelere abaixo da tendência de crescimento em uma base recorrente? Isso seria um argumento para alguma acomodação. Similarmente, se a inflação se movesse para a direção errada sustentadamente, isso seria um argumento para considerar mais acomodação."
(Por Lindsay Dunsmuir)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.