IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Brainard, do Fed, disse que é preciso tempo para avaliar efeito de cortes nos juros

20/11/2019 14h33

(Reuters) - A diretora do Federal Reserve Lael Brainard disse nesta quarta-feira que gostaria de aguardar e ver como os cortes de juros deste ano vão afetar a economia dos Estados Unidos antes de fazer novas mudanças na política monetária.

"O comitê fez um ajuste bastante substancial na trajetória dos juros ao longo das últimas reuniões", afirmou Brainard em entrevista à CNBC. "Levará algum tempo para ver esse trabalho repercutindo na economia então eu certamente quero monitorar e avaliar como a economia está reagindo a esses cortes."

Brainard disse que os riscos à economia "têm se inclinado para o lado negativo há algum tempo" e que algumas empresas estão aguardando a incerteza comercial ser resolvida.

Brainard disse ver alguns desequilíbrios potenciais na dívida corporativa, especialmente em crédito de mais alto risco. A influente diretora está à frente do comitê de estabilidade financeira do Fed, que na semana passada divulgou relatório citando os altos níveis de dívida corporativa e novas propostas de criptomoedas como riscos potenciais ao sistema financeiro.

Brainard também reiterou avaliação já feita por alguns de seus colegas de que o mercado de trabalho está forte e que empresas com foco em consumo estão indo bem.

As autoridades do Fed baixaram a taxa de juros em outubro pela terceira vez este ano, para intervalo de 1,5% a 1,75%. A ata da reunião será divulgada na tarde desta quarta-feira.

(Por Jonnelle Marte)