IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Justiça suspende programa de desligamentos de funcionários da BR Distribuidora

Petrobras
Imagem: Petrobras

Marta Nogueira

Rio de Janeiro

21/11/2019 09h23

A Justiça do Rio de Janeiro concedeu liminar que suspendeu Programa de Desligamento Optativo (PDO) da BR Distribuidora, iniciado em 9 de novembro, ao atender pedido de sindicato de trabalhadores, informou a distribuidora de combustíveis em comunicado nesta quinta-feira.

Maior empresa do setor de distribuição de combustíveis do Brasil, a empresa informou que, a pedido do Sitramico-RJ, foi intimada da decisão proferida pela 67ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, em 19 de novembro.

"A companhia ressalta que está tomando todas as providências cabíveis pelos meios legais e éticos com o objetivo de assegurar os direitos dos funcionários que já se inscreveram no programa, conforme sua opção livre e individual e dentro de seus planos pessoais futuros", disse a empresa.

A BR iniciou o programa de desligamento, dentre outros que também visam a redução de custos, após a Petrobras ter diminuído sua participação na empresa de 71,25% para 37,5% em julho. A petroleira manifestou recentemente intenção de reduzir ainda mais sua participação na distribuidora.

"O Plano de Transformação Organizacional, que integra a agenda de criação de valor da companhia, agora privatizada e, portanto, com um dever e responsabilidade ainda maior de atuar de forma sustentável em mercado altamente competitivo, segue, conforme anunciado", afirmou a companhia.

A BR reiterou que a implantação da nova estrutura organizacional ocorrerá a partir de janeiro, com os ajustes funcionais já em curso e as atividades previstas nas próximas semanas ainda em 2019.