IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Listagens da Alibaba e da Aramco não irão gerar lucro extraordinário para bancos

21/11/2019 11h23

Por Scott Murdoch

HONG KONG (Reuters) - Uma grande onda de vendas de ações globais no final do ano liderada pela listagem de 13 bilhões de dólares da Alibaba em Hong Kong e pela oferta pública inicial de 26 bilhões da Aramco não está conseguindo oferecer um ganho equivalente para os banqueiros de ações.

Os documentos divulgados nesta quinta-feira revelaram que 17 bancos vão dividir o pagamento de até 32,3 milhões de dólares pela listagem da Alibaba em Hong Kong, que captará até 12,9 bilhões para a gigante chinesa de comércio eletrônico.

No início desta semana, fontes disseram à Reuters que os bancos que trabalham no IPO da Saudi Aramco dividirão taxas no valor de 0,35% do valor arrecadado, ou seja, no topo de sua faixa de preços, captando 25,6 bilhões de dólares, as taxas chegariam a 90 milhões.

Os números ficam ainda piores em comparação com os 300 milhões de dólares que bancos ganharam com o IPO recorde da Alibaba de 25 bilhões em 2014. O pagamento recorde foi de 550 milhões de dólares que os bancos ganharam com o IPO de 19,6 bilhões da Visa em Nova York em 2008.

A atividade dos mercados de capitais de ações normalmente responde por cerca de um quarto das taxas globais de bancos de investimento, mas a captação de capital em 2019 está em seu nível mais baixo desde 2012, uma vez que uma série de transações canceladas e listagens decepcionantes pesam sobre o sentimento geral do mercado, mesmo com muitos índices atingindo recordes.

Em todo o mundo, as empresas venderam ações no valor de 574,7 bilhões de dólares até agora este ano, segundo dados da Refinitiv, 19,7% abaixo dos níveis do ano passado. Esses números incluem a Alibaba, mas não a Aramco, que ainda não determinou o preço do negócio.

A empresa de compartilhamento de escritórios WeWork foi forçada a cancelar seu IPO em setembro e buscar um resgate depois que os investidores não receberam bem sua avaliação.

O fracasso do acordo foi visto como um golpe para outros candidatos a IPOs, já enfraquecidos pelo desempenho das empresas Lyft e Uber, que caíram em pelo menos um terço desde suas listagens este ano.

A má recepção de muitos IPOs ocorre apesar das fortes altas nos mercados de ações. O S&P 500 subiu 24% este ano e está perto de uma alta histórica de 3122,03 atingida no início desta semana.

"Eu espero que os volumes se recuperem em 2020 em comparação com o que nós vimos até agora este ano", disse um agente do mercado de Hong Kong. "Eu acho que você precisa se lembrar de que 2018 foi um ano muito bom, então eu acho que 2019 foi um retorno aos níveis mais normais".