Inflação ao consumidor do Japão tem leve alta apesar de aumento de impostos
Por Leika Kihara
TÓQUIO (Reuters) - O núcleo da inflação anual ao consumidor do Japão teve leve alta em outubro apesar do aumento do imposto sobre vendas durante o mês, sugerindo que o fraco sentimento das famílias está impedindo as empresas de repassar os custos mais altos.
Os dados ressaltam o desafio que o Banco do Japão enfrenta para acelerar a inflação para sua meta de 2%, à medida que a demanda global fraca e a guerra comercial entre Estados Unidos e China obscurecem as perspectivas para a economia dependente de exportação.
O núcleo do índice nacional de preços ao consumidor do Japão, que inclui custos de petróleo mas exclui os preços voláteis de alimentos frescos, subiu 0,4% em outubro em relação ao ano anterior, mostraram dados do governo nesta sexta-feira.
O número igualou a expectativa do mercado, após aumento de 0,3% em setembro.
Excluindo o impacto do aumento do imposto sobre vendas lançado em outubro e a introdução de creches gratuitas, o núcleo da inflação anual ao consumidor teve alta de 0,2% em outubro, desacelerando ante 0,3% em setembro.
Yasunari Ueno, economista-chefe de mercado do Mizuho Securities, espera que a inflação fique estagnada e force o banco central a manter sua política monetária ultrafrouxa por um período prolongado, dados os baixos preços dos serviços.
"É quase impossível que a inflação ao consumidor atinja sustentavelmente 2% no Japão", disse ele.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.