IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Gastos dos consumidores dos EUA crescem em outubro, inflação é fraca

27/11/2019 12h18

WASHINGTON (Reuters) - Os gastos dos consumidores dos Estados Unidos subiram em outubro, sugerindo que a economia vai provavelmente manter seu ritmo moderado de crescimento no quarto trimestre.

O Departamento do Comércio informou nesta quarta-feira que os gastos dos consumidores, que respondem por mais de dois terços da atividade econômica dos EUA, aumentaram 0,3% no mês passado, uma vez que as famílias gastaram mais com eletricidade e gasolina, compensando a queda nas compras de novos veículos motorizados.

Os gastos dos consumidores subiram 0,2% em setembro. O dado do mês passado ficou em linha com as expectativas de economistas.

Com os gastos dos consumidores subindo moderadamente, a inflação continuou benigna em outubro. O índice de preços PCE subiu 0,2% no mês passado, impulsionado por alimentos, energia e serviços. Em agosto e setembro o PCE havia ficado inalterado.

Excluindo os componentes voláteis de alimentos e energia, o PCE subiu 0,1% no mês passado após ficar inalterado em setembro. Isso reduziu o aumento anual do chamado núcleo do PCE para 1,6% em outubro, de 1,7% em setembro.

O núcleo do PCE é a medida preferida de inflação do Fed e tem ficado abaixo da meta de 2% do banco central neste ano.

(Reportagem de Lucia Mutikani)