IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Gol faz proposta para incorporar Smiles com prêmio de 25% para ações

Divulgação
Imagem: Divulgação

Paula Arend Laier

Em São Paulo

09/12/2019 09h10

SÃO PAULO (Reuters) - A Gol apresentou à sua controlada Smiles proposta de reorganização societária do grupo que prevê incorporação das ações da empresa de programas de fidelidade pela companhia aérea, com um prêmio de 25%, conforme fato relevante nesta segunda-feira.

O plano representa uma mudança relevante da proposta inicial da Gol em outubro do ano passado, quando a companhia aérea sugeriu uma troca de ações a um preço não divulgado.

A Gol controla a Smiles e detém 53% das suas ações. E pelos termos da proposta, os minoritários receberiam 41,74 reais por ação, parte em dinheiro e parte em ação.

Tal valor significa um prêmio de 25% em relação ao preço de fechamento de sexta-feira da Smiles, de 31,74 reais. Mas a Gol também está avaliando suas próprias ações um pouco acima do preço de fechamento, o que pode implicar prêmio de 30%.

Qualquer prêmio, no entanto, estaria significativamente abaixo do que a Smiles costumava valer. Quando a Gol propôs a compra de acionistas minoritários pela primeira vez em outubro passado, as ações da Smiles valiam 48,26 reais.

A relação de troca proposta é de que cada ação ordinária de Smiles corresponda a 0,6319 ação preferencial da GOL e a 16,54 reais como valor de resgate. Além desta relação de troca base, a Gol oferece uma opcional, de 0,4213 ação preferencial da Gol e a 24,80 como valor de resgate. Na relação de troca, foram considerados os valores de 39,25 reais para a ação da Gol e 41,34 reais para a ação da Smiles, de acordo com a companhia aérea.

Nesse contexto, a Gol solicitou que a administração da Smiles realize reunião do conselho de administração para tomar conhecimento dos termos da reorganização.

Também pediu à Smiles a contratação de empresa avaliadora até 18 de dezembro, conclusão de laudos de avaliação até, aproximadamente, 23 de janeiro de 2020 e agendamento de assembleia geral da Smiles para decidir sobre a reorganização no dia 2 de março de 2020.

"A reorganização tem por objetivo assegurar a competitividade de longo prazo do grupo, através do alinhamento de interesses de todos os 'stakeholders', reforçando uma estrutura de capital consolidada, simplificando a governança societária do grupo, reduzindo custos e despesas operacionais, administrativas e financeiras", afirmou a Gol.

A companhia aérea também argumentou que a alteração aumentará a liquidez no mercado para todos os acionistas, "além de permitir uma oferta de produtos e serviços melhor coordenada, sendo que todos estes benefícios são necessários para que o produto Smiles seja mais competitivo no cenário de mercado desafiador que observamos no momento."

Os dois concorrentes mais próximos da Gol, o Grupo LATAM Airlines e Azul, não possuem programas de fidelidade listados separadamente. A LATAM concluiu a recompra de seu programa Multiplus no início deste ano.

As negociações entre Gol e Smiles sobre o acordo inicial proposto entraram em colapso em junho, um revés para a Gol, que afirmou que precisava de um programa de fidelidade interno para ser competitivo.

(Por Paula Arend Laier e Marcelo Rocharbum)