IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Japão revisa para cima do PIB do 3º tri com força de consumo e gastos de empresas

Efe
Imagem: Efe

Daniel Leussink

Em Tóquio

09/12/2019 07h31

A economia do Japão expandiu no terceiro trimestre a um ritmo muito mais rápido do que inicialmente calculado, uma vez que a demanda doméstica resiliente e os gastos das empresas compensaram a queda nas exportações e tensões comerciais globais.

O Produto Interno Bruto cresceu 1,8% entre julho e setembro em termos anualizados, contra leitura preliminar de avanço de 0,2%, informou hoje o Escritório do Gabinete.

O crescimento mais firme marcou o quarto trimestre consecutivo de expansão e também superou a expectativa de economistas de um ganho de 0,7%. O resultado se deveu principalmente a melhoras nos gastos de capital e consumo privado.

Entretanto, analistas dizem que a força do terceiro trimestre, que marcou o crescimento mais fraco no ano, mascara alguma fragilidade que pode levar a um desempenho muito mais fraco à frente.

"Embora a economia do Japão tenha expandido mais rapidamente antes do aumento do imposto sobre vendas de outubro do que inicialmente estimado, a produção deve encolher em 2020", disse Marcel Thieliant, economista sênior do Capital Economics.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.

Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.

Mais podcasts do UOL no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas