IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

China manterá políticas estáveis em 2020 enquanto economia desacelera

Jason Lee
Imagem: Jason Lee

12/12/2019 16h31

Por Kevin Yao

PEQUIM (Reuters) - A China manterá as políticas econômicas estáveis ​​e as tornará mais eficazes em 2020 para ajudar no cumprimento de sua meta de crescimento anual, disse a agência de notícias Xinhua após uma reunião de autoridades, enquanto a economia esfria em meio a uma guerra comercial com os Estados Unidos.

A Conferência Central de Trabalho Econômico anual --uma reunião a portas fechadas entre os principais líderes e formuladores de política econômica-- está sendo observada pelos investidores quanto a novas medidas para evitar uma desaceleração mais acentuada na segunda maior economia do mundo.

"Para cumprir a meta esperada para o próximo ano, devemos priorizar a estabilidade. As políticas macro serão estáveis, as políticas micro serão flexíveis, sustentadas pelas políticas sociais", informou a Xinhua nesta quinta-feira, após a reunião.

O crescimento econômico da China desacelerou para 6% no terceiro trimestre, mínima em quase 30 anos, e pode esfriar ainda mais no quarto trimestre, embora para o ano cheio de 2019 continue a caminho de cumprir a meta do governo, de 6% a 6,5%.

Na reunião desta quinta, as autoridades concordaram em estabelecer uma meta de crescimento de "cerca de 6%" para 2020, informou o Nikkei Asian Review, citando uma fonte não identificada.

A Xinhua --que descreveu planos gerais, mas poucos detalhes-- relatou: "Deveríamos melhorar as políticas macro para torná-las mais prospectivas, direcionadas e eficazes".

A economia enfrenta crescente pressão de baixa à medida que a economia global desacelera, e o governo deveria estar preparado para maiores riscos globais, mas a China manterá seu crescimento econômico dentro de um intervalo razoável em 2020, disse a Xinhua.

O governo deve "compreender cientificamente e de maneira constante" seus ajustes anticíclicos na política econômica, prestando mais atenção às reformas para apoiar as empresas, disse a Xinhua.

"Além da implementação das políticas em curso, algumas das principais políticas de ajuste anticíclico, como na indústria manufatureira e nos investimentos em infraestrutura, serão fortalecidas", disse Zhang Yi, economista da Zhong Hai Sheng Rong Capital Management.

O governo anunciou uma série de medidas, incluindo corte nos depósitos compulsórios, reduções de impostos e mais gastos em infraestrutura, mas as ações ainda precisam deter a desaceleração econômica.