Lagarde diz que revisão estratégica do BCE deve ser concluída até o final de 2020
FRANKFURT (Reuters) - O Banco Central Europeu espera começar em janeiro uma revisão estratégica de seu funcionamento e concluí-la até o final de 2020, disse nesta quinta-feira a nova presidente do BCE, Christine Lagarde.
Lagarde disse em uma entrevista coletiva após a primeira reunião de política monetária do BCE sobre seu comando que "não há zona de pouso preconcebida" para a revisão, a primeira do BCE em 16 anos, que ela disse estar "um pouco atrasada".
A revisão "precisa ser abrangente, precisa analisar todas as questões, precisa virar todas as pedras e levará seu próprio tempo - mas não muito tempo", disse Lagarde.
Ela disse que o BCE consultará membros do Parlamento Europeu, a comunidade acadêmica e representantes da sociedade civil para ajudar a determinar seus objetivos.
"O objetivo será não apenas pregar o evangelho que pensamos que dominamos, mas também ouvir as opiniões daqueles a quem alcançamos", acrescentou ela, prometendo que incluirá também os "imensos desafios" representados pela desigualdade e pelas mudanças climáticas.
(Por Francesco Canepa)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.