Setor de serviços cresce 0,8% em outubro, melhor resultado para o mês em sete anos
O volume do setor de serviços do Brasil começou o quarto trimestre com alta pela segunda vez seguida, no melhor resultado para outubro em sete anos e indicando recuperação, com fim de ano positivo.
Em outubro, o setor de serviços do país cresceu 0,8% na comparação com o mês anterior, de acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O resultado é mais alto para o mês desde 2012, quando houve alta de 1,0%, e melhor do que a expectativa em pesquisa da Reuters, que apontava para estabilidade em outubro.
Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o volume teve alta de 2,7%, no melhor outubro desde 2013 (4,2%) nessa base de comparação e também acima da expectativa de avanço de 1,4%.
"Nitidamente há uma reação e uma mudança de direção dos serviços nos últimos quatro meses. Há uma clara melhora da recuperação que se vê de forma mais disseminada", avaliou o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.
"Os serviços vão fechar positivos este ano depois de muito tempo", completou, lembrando que em 2018 houve estabilidade após três anos de queda.
O IBGE explicou que, entre as cinco atividades pesquisadas, quatro mostraram ganhos no mês. O destaque ficou para o avanço de 1,8% do setor de Serviços de informação e comunicação.
A única taxa negativa foi registrada por Outros serviços, de 0,3%, após avanço de 0,5% em setembro.
No terceiro trimestre, a atividade de serviços do Brasil mostrou alta de 0,4%, de acordo com os dados do Produto Interno Bruto (PIB) divulgados pelo IBGE.
Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.