IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Conselho da Boeing se reúne para decidir parada na produção do 737 MAX

Boeing 737 Max está impedido de voar desde março por conta de dois acidentes - Divulgação
Boeing 737 Max está impedido de voar desde março por conta de dois acidentes Imagem: Divulgação

David Shepardson

Washington (EUA)

16/12/2019 09h20

A Boeing está considerando a possibilidade de cortar ou parar a produção de sua aeronave suspensa 737 MAX após a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) afirmar na semana passada que não iria aprovar o retorno do avião ao serviço antes de 2020, disse ontem uma pessoa informada sobre o assunto.

O conselho de diretores da maior fabricante de aviões dos EUA está realizando desde domingo uma reunião de dois dias em Chicago (EUA), e a empresa poderá anunciar os planos para o futuro de sua produção ainda hoje, disse a pessoa.

O Seattle Times informou no domingo que o conselho está considerando uma proposta da administração para interromper temporariamente a produção do 737. A pessoa informada disse à Reuters que um desligamento temporário é mais provável do que outro corte na produção, mas pode demorar algumas semanas antes que a produção seja interrompida.

A Boeing disse em comunicado no domingo que a empresa "continuará avaliando as decisões de produção com base no tempo e nas condições de retorno ao serviço, que serão baseados em aprovações regulatórias e podem variar de acordo com a jurisdição".

A Boeing afirmou que, se não receber a aprovação para iniciar as entregas antes do final do ano, poderá ser forçada a desacelerar ainda mais a produção ou parar temporariamente, uma medida que teria repercussões em toda a cadeia de fornecimento global.