IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

B3 espera avanço em discussão com governo sobre impostos sobre renda variável

02/01/2020 12h43

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - A B3 espera progressos em 2020 nas discussões com o governo federal para adoção de um modelo mais simplificado de tributação sobre os ganhos dos investidores com investimentos em renda variável, disse nesta quinta-feira o presidente-executivo da operadora de infraestrutura de mercado, Gilson Finkelsztain.

"Temos um grupo de trabalho sobre esse tema e esperamos ter progressos a respeito neste ano", disse o executivo a jornalistas em teleconferência após anúncio de ajustes na política de tarifação da companhia.

De acordo com Finkelsztain, simplificar a cobrança de Imposto de Renda sobre ganhos com investimentos em ações é uma demanda antiga do mercado e, se for resolvida, pode ajudar a popularizar os investimentos em ações.

Isso já vem acontecendo. Em 2019, na esteira de um ciclo de corte da Selic para a mínima histórica de 4,5% ao ano, investidores passaram a buscar ativos de maior risco, mas que ofereçam melhores rentabilidades.

Assim, em 2019, ano em que o Ibovespa subiu 31,5%, o número de investidores pessoa física ativos nos registros da B3 quase dobrou, para 1,5 milhão de pessoas.

Mais cedo, a B3 anunciou redução e simplificação de suas próprias tarifas, com foco no pequeno investidor de varejo. As alterações devem implicar redução de aproximadamente 250 milhões de reais nas receitas da companhia.

O anúncio veio dias após a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abrir audiência pública com propostas para incentivar a concorrência no mercado de bolsa brasileiro, que a B3 opera sozinha. E também após a conclusão de arbitragem que definiu os parâmetros para acesso da ATS, empresa interessada em ser infraestrutura de mercado financeiro, de serviços da B3.

Para Finkelsztain, porém, a B3 já estava estudando a possibilidade de reestruturar sua política de tarifas e a decisão não teve a ver com possível concorrência. "Foi coincidência", disse ele.

Às 14:44, a ação da B3 tinha alta de 5%, enquanto o Ibovespa ganhava 2%.