IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

ONS reduz previsão de chuvas para hidrelétricas do Sudeste em janeiro

03/01/2020 10h55

SÃO PAULO (Reuters) - O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) reduziu nesta sexta-feira sua expectativa de chuvas em janeiro para as áreas das hidrelétricas do Sudeste do Brasil, que já apontava precipitações abaixo da média histórica para o período.

Segundo relatório semanal, agora o ONS vê chuvas no Sudeste, que concentra os maiores reservatórios hidrelétricos, em 70% da média histórica, ante 75% na previsão anterior.

O ONS ainda reduziu a expectativa de chuvas nas hidrelétricas do Sul em janeiro, para 46% da média histórica, ante 64% na previsão anterior.

De outro lado, o ONS elevou a estimativa de chuvas nas hidrelétricas do Nordeste em janeiro, para 43% da média histórica, ante 29% na previsão anterior.

O operador do sistema agora prevê queda de 0,8% na carga de energia do sistema interligado do Brasil em janeiro, ante previsão de queda de 1,1% no relatório da semana anterior.

Soma do consumo com as perdas na rede, a carga deve recuar mais acentuadamente no Sudeste (-2,7%), enquanto no Sul a estimativa é de queda de 0,8%.

(Por Roberto Samora)