IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Wall St avança apesar de tensão no Oriente Médio; ações de tecnologia sobem

Por Caroline Valetkevitch
Imagem: Por Caroline Valetkevitch

06/01/2020 18h25

Por Caroline Valetkevitch

NOVA YORK (Reuters) - Os mercados de ações dos Estados Unidos terminaram em alta nesta segunda-feira, recuperando-se das perdas de sexta-feira, conforme investidores minimizaram tensões no Oriente Médio, enquanto as ações da Alphabet e de outros nomes da internet subiram.

O índice Dow Jones subiu 0,24%, a 28.703,38 pontos, enquanto o S&P 500 ganhou 0,35%, a 3.246,28 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançou 0,56%, a 9.071,47 pontos.

O índice de óleo e gás do S&P 500 acompanhou os preços do petróleo e encerrou a sessão em alta, após um ataque aéreo norte-americano matar o principal comandante militar do Irã e gerar ameaças de uma nova conflagração no Oriente Médio.

Investidores demonstraram ansiedade no início do pregão, mas o mercado recuperou força até o fechamento. As quedas de sexta-feira ocorreram um dia após os principais índices registrarem máximas recordes na primeira sessão do ano.

"A faísca geopolítica nos afastou das máximas, mas, na ausência de qualquer escalada adicional, o mercado vai acabar minimizando (as tensões), e acho que é isso que se viu hoje", disse Michael Antonelli, estrategista de mercado da Robert W. Baird.

"O início de um novo ano e a liberação de capital novo no mercado" também ajudaram, acrescentou Antonelli.

As principais companhias de internet lideraram o S&P 500 rumo à alta. A Alphabet avançou 2,7% após a Pivotal Research atualizar sua recomendação para "compra".

Por outro lado, as fabricantes de chips estiveram entre as principais quedas, após boas performances em 2019. O índice Philadelphia de semicondutores, que saltou cerca de 60% no ano passado, terminou o dia em baixa de 1,0%.

(Reportagem de Caroline Valetkevitch em Nova York, com reportagem adicional de Sruthi Shankar e Medha Singh em Bengaluru)