Salário mínimo pode subir a R$1.045 se Bolsonaro assim decidir, impacto será de R$2,13 bi

BRASÍLIA (Reuters) - Considerando o dado efetivo da inflação medida pelo INPC em 2019, o salário mínimo em 2020 pode subir a 1.045 reais, ante 1.039 reais, se o presidente Jair Bolsonaro assim decidir, afirmou o secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues.
Uma reunião entre Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, será realizada nesta tarde para tratar do assunto, acrescentou o secretário.
Ele lembrou que o valor anteriormente fixado havia levado em conta as projeções para o INPC em dezembro. Mas o resultado acabou vindo acima do esperado por conta da alta no preço das carnes.
Segundo Waldery, caso o aumento para o salário mínimo seja de fato implementado, haverá um impacto de 2,13 bilhões de reais nas despesas neste ano.
Isso porque cada 1 real a mais no salário mínimo implica elevação de gastos de 355 milhões de reais em 2020, uma vez que o salário baliza benefícios como aposentadoria, Benefício de Prestação Continuada (BPC), seguro desemprego e abono salarial.
(Por Marcela Ayres)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.