IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ibovespa retoma 118 mil pts com dados econômicos do exterior e salto de Vale

17/01/2020 18h38

Por Peter Frontini

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa encerrou esta sexta-feira do alta, após dados econômicos dos Estados Unidos e da China que deram tom positivo aos mercados globais, juntamente com o salto das ações da Vale.

O Ibovespa subiu 1,52%, a 118.478,30 pontos, na máxima do dia e a cerca de 300 pontos do recorde de fechamento, atingido na primeira sessão do ano. O giro financeiro somou 20,6 bilhões de reais. Na semana, o índice acumulou alta de 2,58%.

O otimismo tomou conta de mercados após dados mostrando que a economia da China acelerou no fim de 2019, apesar do ritmo mais fraco em quase 30 anos.

Números mais fortes da economia norte-americana também impulsionaram os índices. A construção de moradias nos EUA saltou para a máxima de 13 anos em dezembro com um aumento generalizado da atividade, podendo ajudar a apoiar a maior expansão econômica já registrada no país.

Esses relatórios ofuscaram dados domésticos recentes, que indicaram uma retomada econômica mais lenta do que o esperado.

"O mercado esperava a economia tracionando mais rapidamente neste início de ano e não é o que está acontecendo", afirmou Fábio Galdino, chefe de renda variável da Vero Investimentos.

Para Galdino, porém, números da produção industrial e da inflação formam um contexto no qual se renova a aposta de um corte maior do que o esperado na taxa básica de juros do país, que agora vê um corte de 50 pontos base na próxima reunião do Copom, em fevereiro.

O Itaú Unibanco cortou a previsão para o IPCA deste ano, de 3,5% para 3,3%. O banco reiterou sua visão da taxa Selic a 4% ao final do ano, prevendo corte de 0,25 ponto percentual em cada uma das reuniões do Copom de fevereiro e março.

O noticiário local teve também a demissão do secretário especial da Cultura, Roberto Alvim, após polêmica envolvendo discurso no qual o secretário usou frase semelhante a uma fala de Joseph Goebbels, ministro da Propaganda nazista.

Para Galdino, o ocorrido expõe fragilidades do governo, que continuamente se envolve em polêmicas. "Isoladamente isso não tem grande impacto, mas a repetição desses fatos pode prejudicar a articulação política", afirmou.

A sessão da próxima segunda-feira marca o exercício dos contratos de opções sobre ações na B3.

DESTAQUES

- VALE ON saltou 3,32%. Os futuros de minério de ferro na bolsa de Dalian subiram depois que a Vale interrompeu as operações em uma mina chilena.

- ITAÚ UNIBANCO PN avançou 0,69%, e BRADESCO PN valorizou-se 2,34%. Este ano tem se mostrado ruim para os bancos, com Itaú perdendo cerca de 6,4% em 2020 até o fechamento da véspera e Bradesco recuando 3,2% no período.

- MRV ON recuou 0,32%, após divulgar queda de 9,9% nas vendas do quarto trimestre de 2019, resultado apontado como fraco para analistas do BTG Pactual, apesar da alta de 6,3% nos lançamentos de imóveis residenciais.

- PETROBRAS PN e PETROBRAS ON subiram 1,12% e 2,02%, respectivamente. A chamada pública para expansão da capacidade de transporte no Gasoduto Bolívia-Brasil recebeu consultas de 15 empresas, afirmou a Transportadora Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG), na qual a Petrobras tem 51%.

- BR DISTRIBUIDORA ON subiu 2,1%. A empresa assinou na véspera um acordo com a Bitumina Industries, de Dubai, que estabelece exclusividade por 90 dias para a negociação da venda de 100% da Stratura Asfaltos.