IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BofA eleva projeção de preço do petróleo por cortes da Opep e riscos no Oriente Médio

20/01/2020 09h45

(Reuters) - O Bank of America Global Research elevou nesta segunda-feira suas projeções para o preço do petróleo em 2020, citando riscos à oferta no Oriente Médio, melhores perspectivas de demanda e um maior compromisso da Opep e aliados com cortes mais acentuados da produção.

O banco estimou o preço médio do Brent em 2020 em 62 dólares por barril, de 60 dólares anteriormente, enquanto o WTI foi projetado em 57 dólares, de 54 dólares antes, segundo nota de analistas do BofA.

A demanda global deve crescer em 1,1 milhão de barris por dia neste ano, e a projeção de oferta e demanda sugere um superávit de 190 mil barris por dia, apontou o banco.

"Um melhor cenário de demanda e níveis mais altos de comprometimento da Opep+ (com os cortes), além de um maior risco de problemas na oferta, limitaram nossa projeção para o superávit no mercado global de petróleo no primeiro semestre", afirmou o BofA.

"Com isso, nós agora vemos um ambiente mais positivo para o petróleo na comparação com nossas projeções anteriores."

O banco, no entanto, manteve inalterado seu preço-alvo para o Brent ao final do segundo trimestre de 2020, em 70 dólares por barril.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seus aliados, um grupo conhecido como Opep+, concordaram em dezembro em aprofundar cortes de oferta no primeiro trimestre de 2020.

(Por K. Sathya Narayanan em Bangalore)