IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ministério da Economia argentino troca US$ 1,66 bilhão em dívidas por títulos com vencimento posterior

20/01/2020 19h43

BUENOS AIRES (Reuters) - O Ministério da Economia da Argentina disse nesta segunda-feira que trocou títulos do Tesouro com um valor nominal original de 99,6 bilhões de pesos argentinos (1,66 bilhão de dólares) em um leilão de troca de dívida para auxiliar a adiar seu cronograma de pagamento, em meio a uma ampla crise econômica.

Nesta segunda-feira, o ministério realizou um leilão dos novos títulos denominados em pesos aos detentores dos cinco instrumentos mais antigos, nos quais o governo estava enfrentando pagamentos de curto prazo a partir de fevereiro, totalizando cerca de 2,44 bilhões de dólares.

A troca de títulos do Tesouro se insere no plano do governo do presidente de centro-esquerda Alberto Fernández de reestruturar a dívida soberana do país, que soma cerca de 100 bilhões de dólares.

Na semana passada, a província de Buenos Aires, a mais rica e povoada da Argentina, pediu aos detentores do seu bônus 2021 uma prorrogação, para maio, de um pagamento do título que vence no final deste mês.

(Por Jorge Iorio e Maximilian Heath)