IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Julgamento da Bayer sobre Roundup é adiado para que negociação de acordo prossiga

24/01/2020 20h10

Por Tina Bellon

(Reuters) - A Bayer disse nesta sexta-feira que chegou a um acerto com advogados de reclamantes para adiar um julgamento no Estado norte-americano de Missouri, que avaliaria alegações de que o herbicida Roundup causa câncer, buscando abrir caminho para a negociação de um acordo para o litígio.

"Embora a Bayer esteja construtivamente engajada no processo de mediação, no momento não há um acordo abrangente. Também não há certezas ou cronogramas para uma resolução abrangente", disse a companhia em comunicado, referindo-se às negociações de um acordo.

O quarto julgamento nos Estados Unidos relacionado às alegações sobre o Roundup estava programado para ter início na manhã desta sexta-feira em St. Louis, mas nunca chegou a começar, já que advogados da empresa e dos pacientes de câncer se reuniram para discutir o adiamento.

Este seria o primeiro julgamento coletivo na disputa judicial sobre se o glifosato, substância ativa do Roundup, é cancerígeno, e também o primeiro a ocorrer fora da Califórnia. St. Louis é a cidade-sede da Monsanto, produtora do Roundup, que foi comprada pela Bayer em 2018, em um negócio de 63 bilhões de dólares.

Três júris consecutivos consideraram a empresa responsável por casos de câncer e determinaram indenizações de milhões de dólares a cada reclamante. A Bayer está recorrendo dos veredictos.

O mediador indicado pelo tribunal, Ken Feinberg, que lidera as discussões de acordos, estimou o número total de requerentes nos processos sobre o Roundup em mais de 75 mil, enquanto a Bayer disse que as intimações judiciais recebidas não atingem 50 mil.

A empresa alemã afirmou nesta sexta-feira que continuará no processo de mediação, sob a boa-fé de Feinberg.