PUBLICIDADE
IPCA
0,24 Ago.2020
Topo

Amaro Gomes é nomeado para secretaria de Coordenação de Estatais

29/01/2020 10h45

BRASÍLIA (Reuters) - O servidor do Banco Central Amaro Gomes foi nomeado secretário de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério da Economia, assumindo o posto deixado por Fernando Soares, que foi exonerado, conforme publicação do Diário Oficial da União nesta quarta-feira.

Gomes responderá ao secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados, Salim Mattar, conforme antecipado pela Reuters na segunda-feira. Ele terá como tarefa preparar o terreno para privatizações enquanto a equipe econômica tenta acelerar as operações.

Formado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB) e com mestrado em Contabilidade e Finanças pela Universidade de Lancaster, no Reino Unido, Gomes atuou de 2009 a 2019 como membro do International Accounting Standards Board, órgão responsável pela emissão de normas internacionais de contabilidade (IFRS).

Antes disso, ele chefiou o Departamento de Normas do Sistema Financeiro do Banco Central, após ter ingressado no quadro da autoridade monetária em 1992. Segundo a assessoria de imprensa do BC, Gomes segue como servidor ativo.

Segundo a Reuters apurou, Gomes chega ao time como uma escolha de Mattar, ferrenho defensor da venda de ativos da União.

Mattar nunca chegou a ter um relacionamento próximo com Soares, que era internamente visto como um técnico alinhado à gestão de Dyogo Oliveira, ex-ministro do Planejamento no governo Michel Temer.

(Por Marcela Ayres)