IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Argentina planeja novo leilão de swap de dívida para alongar vencimentos

31/01/2020 19h21

BUENOS AIRES (Reuters) - O Ministério da Economia da Argentina disse em comunicado nesta sexta-feira que planeja um novo leilão de swap de dívida em 3 de fevereiro para trocar um título com vencimento nesse mês por outros com cronogramas de pagamento em 2021 para ajudar a aliviar a elevada carga de dívida.

O governo disse que os detentores de um título de moeda dupla 2020 foram convidados a fazer uma oferta de permuta por quatro novos instrumentos.

O bônus de 2020 vence em 13 de fevereiro e tem pagamentos pendentes de 1,6 bilhão de dólares, mostram dados da Refinitv Eikon.

A Argentina está lutando para tornar seus pagamentos de dívida sustentáveis ​​em meio a uma economia persistentemente fraca, inflação alta e depois de uma forte desvalorização do peso no ano passado.

O país realizou em 20 de janeiro em swap de dívida que ajudou a adiar os pagamentos.

Os detentores de títulos poderão fazer ofertas por quatro novos instrumentos, todos com vencimento em 5 de agosto de 2021 e que incluem três títulos do Tesouro denominados em pesos e um quarto em dólares norte-americanos.

O ministério disse que o swap da dívida ajudaria "a melhorar o perfil de vencimento dos instrumentos em pesos".

O novo governo peronista da Argentina enfrenta duras negociações de reestruturação de dívidas com detentores internacionais de sua dívida, incluindo o Fundo Monetário Internacional (FMI). Até agora, a dívida local em pesos se mostrou mais fácil de ter seu perfil alterado.

(Por Eliana Raszewski)