IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Traton oferece US$2,9 bi para comprar Navistar

31/01/2020 11h37

Por Joseph White

DETROIT, Estados Unidos (Reuters) - A unidade de veículos comerciais do grupo Volkswagen , Traton , anunciou oferta de 35 dólares por ação, ou 2,9 bilhões de dólares, para comprar o restante da fabricante norte-americana de caminhões Navistar International que ainda não possui.

As ações da Navistar dispararam 50%, para mais de 36 dólares por ação, após a oferta da Traton, indicando que os investidores esperam que o preço da transação seja maior que o proposto pelo grupo europeu. A Traton afirmou que a oferta está sujeita a um acordo de fusão das duas companhias.

Navistar e VW anunciaram em 2017 que vão colaborar no desenvolvimento de um caminhão elétrico.

A Volkswagen fez a oferta para comprar o restante da Navistar depois de ter comprado uma participação inicial de 16,6% em 2016 que desde então subiu para 16,8%. Traton e Navistar têm colaborado na compra e desenvolvimento de algumas tecnologias com foco de alcançarem economia anual de custos de 200 milhões de dólares por ano.

A Traton terá que convencer o maior acionista da Navistar, o financista Carl Icahn, cujo fundo controla 16,9% das ações da fabricante norte-americana. Icahn e outros dois fundos ativistas, MHR Fund Management, de Mark Rachesky; e Gabelli Funds, possuem juntos 40% das ações da Navistar, segundo dados da Refinitiv.

A Navistar disse que a oferta da Traton não foi solicitada e que seu conselho de administração vai "analisar com cuidado a proposta no contexto do plano estratégico da Navistar".

A companhia tem reestruturado suas operações sob o comando do presidente-executivo Troy Clarke desde 2013 e no ano passado lançou plano para elevar a margem de lucro antes de impostos para 12% até o final de 2024 ante pouco menos de 8% no ano fiscal encerrado no fim de outubro.

As operações da Traton incluem as marcas MAN, Scania e Volkswagen, mas a empresa não tem uma forte presença na América do Norte para competir com a Daimler , Paccar ou Volvo.

(Por Joe White)