IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Opep+ avalia cortes de produção adicionais de 500 mil bpd, dizem fontes

03/02/2020 08h14

Por Alex Lawler e Dmitry Zhdannikov

LONDRES (Reuters) - A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seus aliados avaliam cortes adicionais na produção de petróleo de 500 mil barris por dia (bpd) devido ao impacto do coronavírus sobre a demanda pela commodity, disseram duas fontes da Opep e uma terceira fonte do setor, que acompanha as discussões.

A Opep e aliados incluindo a Rússia, um grupo conhecido como Opep+, têm considerado realizar um encontro ministerial entre 14 e 15 de fevereiro, disse uma das fontes da Opep, antecipando a atual agenda, que prevê reunião em março.

A disseminação do coronavírus na China poderia reduzir a demanda por petróleo em mais de 250 mil bpd no primeiro trimestre do ano, impactando preços que já têm sido afetados por um excesso de oferta, segundo analistas e operadores do mercado.

O Irã, membro da Opep, disse nesta segunda-feira que o vírus atingiu a demanda por petróleo e pediu por esforços para estabilizar os preços, segundo a agência estatal IRNA.

A Rússia disse na sexta-feira que estaria pronta para antecipar o encontro da Opep+ para fevereiro.

Um painel da Opep e de países não membros, o chamado Comitê Técnico Conjunto (JTC), agendou uma reunião para 4 e 5 de fevereiro em Viena para analisar o impacto do vírus sobre a demanda, disseram outras fontes da Opep+.

O painel técnico provavelmente fará recomendações para eventuais ações adicionais para apoio ao mercado, segundo as fontes.