IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Wall St fecha em alta com apoio de dados fabris e ações de tecnologia

03/02/2020 18h38

Por Lewis Krauskopf

(Reuters) - Os mercados de ações dos Estados Unidos tiveram um rali nesta segunda-feira, puxados por empresas de tecnologia com relevante peso nos índices e pela surpresa positiva com a atividade manufatureira dos EUA.

O desempenho desta sessão veio após forte liquidação na semana passada, devido a preocupações com o impacto econômico do coronavírus, que está em rápida propagação na China.

A atividade fabril dos EUA se recuperou em janeiro após se contrair por cinco meses seguidos, em meio a um aumento de novos pedidos.

"Os investidores estão analisando para além dos possíveis impactos negativos do coronavírus", disse Michael Arone, estrategista-chefe de investimentos da State Street Global Advisors em Boston.

"Historicamente, esses eventos provaram ser uma oportunidade de compra para os investidores e poderia haver um elemento de pessoas se acostumando com onde estamos com o coronavírus avançando."

O índice Dow Jones subiu 0,51%, a 28.400 pontos, enquanto o S&P 500 ganhou 0,725464%, a 3.249 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançou 1,34%, a 9.273 pontos.

As ações do Microsoft subiram 2,4%, liderando um aumento de 1,3% no índice de tecnologia do S&P 500.

Os papéis da Alphabet, que controla o Google, ganharam 3,5% antes da publicação dos resultados trimestrais da empresa. Mas as ações caíam nas negociações pós-mercado, zerando a alta do dia, após a divulgação dos resultados.

O setor de energia caiu 1,3%, em meio à queda nos preços do petróleo.

Investidores se mantiveram atentos ao começo de uma movimentada semana política nos EUA. Os democratas do Iowa iniciam o que pode ser um processo seletivo doloroso ao se reunirem em assembleias de eleitores em todo o Estado norte-americano nesta segunda-feira para começarem a escolher o adversário do presidente dos EUA, Donald Trump.

Do noticiário corporativo, Tesla disparou 19,9%, depois de a Panasonic Corp divulgar o primeiro lucro trimestral em seus negócios de baterias nos EUA com a fabricante de veículos elétricos.

As ações da Nike Inc subiram 3,1%, após o JP Morgan adicionar a empresa à sua lista de recomendações.