IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Wall St tem forte alta conforme ação chinesa alivia preocupações com vírus

04/02/2020 18h26

Por Lewis Krauskopf

NOVA YORK (Reuters) - O índice Nasdaq bateu novo recorde nesta terça-feira, e o S&P 500 teve o maior ganho diário em quase seis meses, conforme temores de um forte impacto econômico do surto de coronavírus amenizaram depois que o banco central da China interveio no mercado.

O Dow Jones marcou sua maior alta diária em mais de cinco meses, à medida que o mercado de ações se recuperou das fortes perdas da semana passada.

O banco central da China injetou um total de 1,7 trilhão de iuanes (242,74 bilhões de dólares) em operações compromissadas na segunda e terça-feira e disse que buscava estabilizar as expectativas do mercado financeiro e restaurar a confiança.

O estímulo melhorou o sentimento dos investidores, mesmo com a expectativa de que o surto do coronavírus vai abalar a atividade econômica chinesa e global no primeiro trimestre.

"O mercado está olhando para além do coronavírus e está vibrando" com as medidas financeiras da China, disse Lindsey Bell, estrategista-chefe de investimentos da Ally Invest.

O índice Dow Jones subiu 1,44%, a 28.808 pontos, enquanto o S&P 500 ganhou 1,498036%, a 3.298 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançou 2,1%, a 9.468 pontos.

Dados mostraram que os novos pedidos de produtos fabricados nos EUA aumentaram à maior taxa em quase um ano e meio em dezembro, alavancados pela forte demanda por aeronaves de defesa.

As ações de tecnologia lideraram ganhos entre os setores da S&P 500, com alta de 2,6%. As ações de empresas de semicondutores, que estão particularmente expostas à China, subiram, com o índice Philadelphia avançando 3,1%.

Os papéis da Alphabet caíram 2,5%, depois que a controladora do Google divulgou sua primeira perda de receita para o quarto trimestre em cinco anos.

A temporada de balanços do quarto trimestre está aproximadamente na metade do caminho, com a expectativa de que as empresas do S&P 500 tenham tido um aumento de 1,6% nos resultados, de acordo com dados do Refinitiv do IBES. Mas os lucros em 2020 deverão aumentar 8,7%.