IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

FMI e Argentina mantêm negociações 'construtivas' sobre dívida no Vaticano

05/02/2020 08h39

Por Philip Pullella

CIDADE DO VATICANO (Reuters) - A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva, e o ministro da Economia da Argentina, Martín Guzmán, tiveram o que ambos disseram ser conversas construtivas sobre a crise da dívida do país latino-americano.

As negociações, que duraram duas horas e meia, ocorreram na noite de terça-feira, disseram os dois ao entrarem na conferência no Vaticano sobre solidariedade econômica nesta quarta-feira.

Guzmán disse à Reuters que suas conversas com Georgieva foram "muito boas e construtivas".

Georgieva disse a repórteres durante a conferência que foi uma "reunião muito construtiva. Discutimos as intenções do governo de estabilizar a economia, tratar da questão da dívida e fazê-lo sem perder de vista as pessoas mais vulneráveis".

A Argentina precisa reestruturar 100 bilhões de dólares em dívida soberana com credores, incluindo o FMI, em meio a uma recessão acentuada com inflação acima de 50%.

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, prometeu reduzir as divisões sociais e implantar um sistema de crédito massivo com taxas baixas para fortalecer a demanda doméstica e aumentar os gastos para combater a fome e a pobreza no país.