IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Chinesa CTG poderá emitir debêntures de infraestrutura para modernizar hidrelétricas

07/02/2020 15h26

SÃO PAULO (Reuters) - Uma controlada da elétrica China Three Gorges no Brasil recebeu autorização regulatória para emitir debêntures de infraestrutura com o objetivo de financiar investimentos na modernização de suas hidrelétricas de Jupiá e Ilha Solteira, entre os Estados de Mato Grosso e São Paulo.

O aval para a potencial emissão foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), sendo que a operação teria como foco uma segunda etapa de reforma nas usinas.

A Rio Paraná Energia, controlada da chinesa CTG, que já concluiu uma primeira fase de melhorias, prevê desembolsar agora cerca de 705 milhões de reais na segunda tranche dos trabalhos de modernização das hidrelétricas, que antes pertenciam à estatal paulista Cesp.

A companhia adquiriu os empreendimentos em leilão realizado pelo governo brasileiro em 2015, por 13,8 bilhões de reais, após o vencimento das concessões antes atribuídas à Cesp.

Procurada, a CTG não respondeu de imediato a um pedido de comentários sobre a autorização para a emissão.

Segundo documentos da Aneel, os investimentos da CTG nas usinas envolverão reforma geral de unidades geradoras, instalação de sistema de automação e centros de operação e implementação de novos transformadores elevadores.

A CTG projeta concluir gradualmente os trabalhos nas turbinas das usinas, entre março deste ano e março de 2021, de acordo com cronograma entregue ao regulador.

A usina de Ilha Solteira soma 3,4 gigawatts em capacidade, enquanto Jupiá tem 1,5 gigawatt.

(Por Luciano Costa)