IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Criação de vagas de trabalho nos EUA deve acelerar em janeiro mas revisão está sob holofote

07/02/2020 07h32

Por Lucia Mutikani

WASHINGTON (Reuters) - A criação de vagas de trabalho nos Estados Unidos provavelmente acelerou em janeiro, com temperaturas amenas atípicas ampliando as contratações em setores sensíveis ao clima, o que indica que a economia provavelmente continuará crescendo moderadamente apesar da queda no investimento empresarial.

O relatório de emprego do Departamento do Trabalho a ser divulgado nesta sexta-feira, entretanto, deve mostrar que os ganhos de emprego entre abril de 2018 a março de 2019 não foram tão robustos como originalmente estimado. Qualquer redução forte durante esse período irá sugerir uma significativa desaceleração na criação de vagas este ano.

"O relatório de emprego irá sustentar as expectativas de que a expansão econômica continuará em ritmo moderado", disse Sam Bullard, economista sênior do Wells Fargo Securities.

"Mas revisões mostrarão um ímpeto mais fraco no mercado de trabalho, o que deve pesar sobre as expectativas dos mercados de crescimento do emprego à frente."

De acordo com pesquisa da Reuters, a criação de vagas fora do setor agrícola deve chegar a 160 mil em janeiro, provavelmente devido às contratações nos setores de construção e lazer.

Embora isso seja acima dos 145 mil postos de trabalho criados em dezembro, o resultado ficaria abaixo da média mensal de 176 mil em 2019.