IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Rússia diz que precisa de tempo para decidir sobre cortes de produção de petróleo

07/02/2020 19h39

Por Olesya Astakhova e Vladimir Soldatkin

MINERALNYE VODY/MOSCOU (Reuters) - A Rússia disse nesta sexta-feira que precisa de mais tempo para decidir se vai se juntar a qualquer corte adicional de oferta de petróleo que seja realizado pela Opep, afirmando que o avanço da produção nos Estados Unidos deve desacelerar e a demanda global continua sólida.

O ministro de Energia russo, Alexander Novak, fez os comentários em um momento em que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) pressiona Moscou a tomar uma decisão quanto aos novos cortes, que teriam como objetivo responder ao surto de coronavírus na China, que vem afetando a economia global.

Um painel técnico que assessora a Opep e um grupo de aliados liderados pela Rússia, aliança conhecida como Opep+, propôs na quinta-feira um corte adicional provisório de 600 mil barris por dia, disseram três fontes à Reuters.

Os membros da Opep+ devem se reunir em Viena nos dias 5 e 6 de março, embora o encontro possa ser antecipado, a depender de como o coronavírus afeta os preços do petróleo.

Novak disse que Moscou precisa de mais tempo para avaliar a situação e preferiu não fornecer uma posição clara da Rússia sobre a proposta. As cotações da commodity têm sido pressionadas recentemente, na ausência de uma resposta russa aos pedidos por mais cortes de produção.

"Não posso falar neste momento sobre minha posição, talvez a revelemos na próxima semana", disse Novak, quando perguntado sobre a opinião russa. "A Rússia precisa de alguns dias para análises de mercado."