IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

IRB Brasil terá auditoria adicional para balanço do 4º tri para garantir transparência

10/02/2020 18h22

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - A resseguradora IRB Brasil afirmou nesta segunda-feira que contratará auditoria adicional de seu balanço de 2019 por outra grande firma global do setor, como parte dos esforços para acalmar investidores em relação a práticas contábeis questionadas pela Squadra Investimentos, que provocaram uma derrocada da ações da empresa na bolsa paulista.

"Além do nosso auditor, a PwC, vamos ter outra das 'big four' auditando o balanço", disse o vice-presidente financeiro e de relações com investidores da companhia, Fernando Passos, durante teleconferência com investidores.

A companhia programou a divulgação do balanço dos últimos três meses do ano passado para a próxima semana, dia 18.

Passos disse ainda que a empresa abrirá de forma detalhada informações em relação a pontos questionados pela Squadra em carta a investidores, que têm assustado o mercado e já fizeram a ação do IRB despencar mais de 20% em fevereiro.

Nesta sessão, a ação chegou a cair mais de 17% e encerrou em queda de 16,5%, a 33,01 reais, após a teleconferência.

Passos disse também que a companhia fará projeções de desempenho para 2020 das linhas de negócios que foram questionadas, assim como apresentar o histórico de desempenho dos últimos anos.

Na mesma teleconferência, o presidente-executivo da companhia, José Carlos Cardoso, afirmou que todo o IRB está indignado pelo fato das avaliações da companhia terem sido postas em xeque pela Squadra.

Procurada, a Squadra não se manifestou sobre os comentários dos executivos do IRB Brasil. A CVM citou em curto comunicado apenas que está com três processos administrativos abertos envolvendo a resseguradora, incluindo os iniciados em 2019.

(Com reportagem adicional de Paula Arend Laier)