IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Coronavírus pode reduzir 1 p.p. do crescimento do PIB na China, diz pesquisador do governo

11/02/2020 08h39

XANGAI (Reuters) - O surto de coronavírus pode reduzir a taxa anual de crescimento econômico da China em até 1 ponto percentual em 2020, disse um membro sênior de um instituto de pesquisa do governo chinês em comentários publicados nesta terça-feira.

Zeng Gang, vice-chair do Instituto Nacional de Finanças e Desenvolvimento da China, comparou a crise atual com a epidemia de Sars de 2003, quando o crescimento da China caiu cerca de 2 pontos percentuais em um único trimestre.

"O impacto dessa epidemia sobre a economia no primeiro trimestre deve ser comparável", disse Zeng em um comentário publicado no jornal 21st Century Business Herald.

"Atualmente, de acordo com diferentes premissas do cenário, os pesquisadores esperam que o impacto negativo da epidemia no crescimento do PIB em todo o ano esteja na faixa de 0,2% a 1%".

Se a resposta oficial à epidemia for oportuna e eficaz para limitar sua propagação, as tendências de crescimento a longo prazo não serão significativamente afetadas, disse Zeng.

"Mas, no curto prazo, o impacto da epidemia na atividade econômica não pode ser ignorado, especialmente nas indústrias terciárias e pequenas empresas com fluxos de caixa apertados que enfrentam maiores pressões", disse Zeng.

Zeng disse que as dificuldades para as pequenas empresas podem levar ao aumento das falências e pressionar a taxa de desemprego no primeiro trimestre.

O presidente chinês, Xi Jinping, disse na segunda-feira que o governo impedirá demissões em larga escala, informou a televisão estatal chinesa.

O banco central da China tomou medidas para apoiar a economia, incluindo a redução das taxas de juros e a injeção de liquidez no mercado. Ele também disse que fornecerá fundos especiais para os bancos emprestarem a empresas.