IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ibovespa sobe antes de vencimentos; Vale e Itaú Unibanco são destaques

11/02/2020 18h28

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa subiu nesta terça-feira, véspera de vencimento de opções sobre o índice e do contrato futuro, com Vale entre os destaques após dados de produção e vendas, assim como Itaú Unibanco, que reportou balanço do último trimestre de 2019.

Índice de referência da bolsa brasileira, o Ibovespa avançou 2,49%, a 115.370 pontos, esvaziando a perda no ano. O giro financeiro da sessão somou 26,1 bilhões de reais.

No exterior, percepções de que o surto de coronavírus que começou na China e já matou mais de mil pessoas possa se estabilizar em breve, bem como de que o impacto na economia global pode não ser tão significativo apoiavam ganhos em Wall Street, com o S&P 500 renovando recorde.

Em entrevista à Reuters, Zhong Nanshan, epidemiologista de 83 anos que ficou famoso por combater uma epidemia de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) em 2003, disse que o surto de coronavírus está chegando ao auge na China neste mês e pode ser debelado até abril. [nL1N2AB0B5]

"O mercado de ações no Brasil passou por forte correção nos últimos pregões e hoje os compradores retomaram as posições repercutindo a desaceleração de novos casos de coronavírus", destacou o analista Régis Chinchila, da Terra Investimentos.

Além disso, destacou, o presidente da China, Xi Jinping, afirmou que os fundamentos da economia chinesa são fortes e que o impacto do surto será curto sobre a atividade econômica do país, o que ajudou a tranquilizar os investidores da Ásia, que aguardam por novos estímulos do Banco do Povo da China.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 1.017 pessoas morreram na China, onde há 42.708 pessoas infectadas. Apenas 319 casos foram confirmados em outros 24 países e territórios fora da China continental, com duas mortes - uma em Hong Kong e outras nas Filipinas.

A temporada de balanços corporativos do último trimestre de 2019 e potenciais projeções das empresas para 2020 também ocupam as atenções dos agentes financeiros na bolsa paulista, com o resultado de TIM aguardado para após o fechamento do pregão, enquanto a semana ainda traz Suzano, Banco do Brasil e outros.

O BTG Pactual frisou que, apesar de toda a volatilidade e realização de lucros vistas, os principais catalisadores para a bolsa paulista continuam intactos - recuperação econômica e fluxo de recuros.

Em nota a clientes, o BTG afirma ver um bom ponto de compra na faixa dos 108 mil pontos - "excelente para o início de compra ou de novos aportes" - e que trabalham com a possibilidade de o Ibovespa chegar no final do ano a algo próximo a 140 mil pontos.

DESTAQUES

- VALE ON avançou 3,71% com alta dos preços do minério de ferro na China, além de números da empresa sobre produção e venda do quarto trimestre. A mineradora manteve previsão de produção de finos de minério de ferro em 2020 entre 340 milhões e 355 milhões de toneladas. CSN e USIMINAS PNA subiram 4,61% e 6,78%, respectivamente. GERDAU ganhou 5,82%. [nL1N2AB0ER]

- ITAÚ UNIBANCO PN valorizou-se 2,3%, após reportar alta de 12,6% no lucro recorrente do quarto trimestre. O maior banco em ativos do país também disse que sua carteira de empréstimos deve crescer entre 8,5% e 11,5% este ano, em linha com o crescimento de 10,9% em 2019. [nE6N2A0006][nL1N2AA1NN]

- BANCO DO BRASIL ON disparou 4,5%, melhor resultado entre bancos do Ibovespa, antes do balanço trimestral na quinta-feira. Também no radar esteve o pedido para registro de IPO do BV, em operação que terá BB e o Grupo Votorantim como acionistas vendedores na oferta secundária.[nL1N2AA1GQ]

- PETROBRAS PN subiu 1,2%, em dia de alta do petróleo no exterior, além da repercussão do crescimento médio de 16,5% na produção média de petróleo e líquido de gás natural da empresa no Brasil no quarto trimestre. A estatal informou que reverterá no resultado do quarto trimestre provisão de 1,3 bilhão de reais do litígio com a Sete Brasil.[nL1N2AB09R]

- COSAN ON avançou 6,08%, também entre as maiores altas. O Credit Suisse espera que a empresa apresente resultados fortes do quarto trimestre, previsto para sexta-feira, e elevou o preço-alvo das ações de 58 para 80 reais, embora tenha mantido a recomendação 'neutra'. ULTRAPAR ON teve elevação de 4,85% e BR DISTRIBUIDORA ON subiu 4,7%.

- B2W ON valorizou-se 7,34% e VIA VAREJO ON fechou em alta de 6,02%, conforme papéis relacionados à economia doméstica continuam com desempenho superior ao Ibovespa no ano. Também relacionada a consumo, GRUPO NATURA ON encerrou com elevação de 6,27%.

- GOL PN fechou em alta de 5,97%, após anunciar contrato de venda de 11 Boeing 737 Next Generation com a Carlyle Aviation, o que segundo a empresa aérea vai acelerar a renovação da sua frota e a desalavancagem do balanço. [nE6N2A0005]

- CIELO ON caiu 1,52%, entre as poucas quedas da sessão. Na teleconferência de resultados, o presidente do Itaú, dono da Rede, disse esperar que os ganhos da unidade de adquirência devem continuar a cair. Em relatório, analistas do BTG Pactual também estimaram que a Cielo foi a única a perder participação de mercado no quarto trimestre.

Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em <.PG.BVSP>

Para ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em <.PL.BVSP>

(Edição de Aluísio Alves)