IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Missão do FMI na Argentina começa sob nuvem de incertezas no mercado de títulos

12/02/2020 10h25

Por Hugh Bronstein

BUENOS AIRES (Reuters) - O Fundo Monetário Internacional (FMI) deve iniciar negociações com a Argentina nesta quarta-feira sobre sua política econômica, com o mercado de títulos local confuso após um leilão de dívida fracassado e uma reorganização unilateral dos principais pagamentos no início da semana.

O governo diz que precisa renunciar a 100 bilhões de dólares em dívidas, incluindo 44 bilhões em empréstimos ao FMI, o maior credor único da Argentina, que enviou uma equipe de economistas a Buenos Aires para começar a trabalhar em um acordo para fornecer alívio da dívida suficiente para permitir o crescimento.

Não será fácil. Os detentores de títulos estão apreensivos em relação à próxima reestruturação. O governo prometeu parar de fazer pagamentos insustentáveis ​​enquanto rejeita o tipo de cortes no orçamento que o FMI geralmente prescreve para países atingidos pela crise.

"A demanda por ativos locais permanece baixa em meio às discussões em andamento sobre a reestruturação da dívida", disse uma nota do JP Morgan. "Mantemos uma posição neutra sobre o peso argentino e os ativos locais."

Analistas privados esperam que a terceira maior economia número da América Latina recue 1,5% em 2020, com uma inflação acima de 50%.

As reuniões do FMI em Buenos Aires começarão hoje e durarão até 19 de fevereiro. "O clima de trabalho será bom", disse o porta-voz do Ministério da Economia da Argentina, citando negociações preliminares que os dois lados consideraram construtivas.

Na terça-feira, o governo adiou o pagamento principal de 1,47 bilhão de dólares do título AF20 do país, até 30 de setembro.

O pagamento estava agendado para quinta-feira. A mudança abrupta nos termos seguiu duas tentativas de rolagem do título, que atraíram baixa participação dos investidores.

Na segunda-feira, o governo cancelou um leilão de dívida local devido ao pouco apetite dos investidores.