IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

EXCLUSIVO-Unilever e 3M figuram em lista de empresas elegíveis para empréstimos na China para reduzir impacto de coronavírus

19/02/2020 11h14

Por Engen Tham e Cheng Leng e Zhang Yan

XANGAI/PEQUIM (Reuters) - Xangai compilou uma lista de empresas, incluindo unidades locais das multinacionais Unilever e 3M, como elegíveis a receber milhões de dólares em empréstimos subsidiados para aliviar qualquer impacto causado pelo surto do coronavírus, de acordo com executivos de bancos e documentos vistos pela Reuters.

Em três semanas nocivas para a economia, a China isolou cidades e suspendeu as conexões de transportes, em um esforço para conter a propagação do vírus.

Alguns bancos da cidade receberam uma lista de empresas compiladas pelas filiais de Xangai do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) e da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC), de acordo com sete executivos de sete bancos diferentes.

"Todos os bancos de Xangai estão correndo para emprestar às empresas de sua lista e obter boa vontade política", disse um executivo que havia visto uma lista com 194 empresas, incluindo operadores de restaurantes e promotores imobiliários.

Outros bancos receberam versões mais curtas da lista, disseram executivos.

As empresas têm a opção de solicitar sua adição à lista geral. Cada credor determina, independentemente, se deve abordar uma empresa em sua lista e oferecer financiamento, de acordo com os executivos.

A lista de empresas de um banco revisada pela Reuters inclui a 3M Medical Devices and Materials Manufacturing (Xangai), a Unilever (China) e as empresas de suprimentos médicos Shanghai Kindly Enterprise Development Group e Tellgen .

Não há indicação na lista de que os empréstimos oferecidos sejam necessariamente solicitados ou que essas empresas tenham alguma necessidade financeira.

O Bank of Shanghai disse à Reuters que emprestará 5,5 bilhões de iuanes (786 milhões de dólares) a 57 empresas de sua lista.

Até agora, 430 milhões de iuanes foram emprestados a uma taxa média de 2,65%, informou o banco. Com subsídios, o mutuário paga apenas 1,32% de taxa, afirmou o banco.

Uma porta-voz da Unilever disse que "não tem planos atuais de solicitar qualquer apoio financeiro".

A 3M e outras empresas citadas, incluindo o Shanghai Kindly Enterprise Development Group e a Tellgen, não responderam aos pedidos de comentários.