IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Lucro da Telefônica Brasil recua no 4º tri

19/02/2020 09h50

Por Gabriela Mello

SÃO PAULO (Reuters) - A Telefônica Brasil, maior operadora de telefonia móvel do país, divulgou nesta quarta-feira lucro abaixo do esperado para o quarto trimestre, uma vez que impostos e custos de depreciação mais altos ofuscaram o desempenho operacional.

A subsidiária da espanhola Telefónica, que no Brasil opera com a marca Vivo, disse que o lucro líquido trimestral totalizou 1,274 bilhão de reais, queda de 14,3% em relação ao ano anterior e abaixo da média de estimativas compiladas pela Refinitiv, de 1,519 bilhão.

Em termos recorrentes e excluindo a adoção das normas internacionais de contabilidade conhecidas como IFRS 16, no entanto, o lucro líquido da empresa caiu 4,2%, para 1,486 bilhão de reais.

O lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização, um indicador do desempenho operacional, também conhecido como Ebitda, aumentou 22,8% no quarto trimestre, para 4,967 bilhões de reais.

Os analistas esperavam, em média, um Ebitda de 4,463 bilhões de reais, segundo dados da Refinitiv.

A receita líquida trimestral da operadora aumentou 2,6% ano a ano, para 11,377 bilhões de reais, impulsionada principalmente por um aumento de 5,2% no segmento móvel e um salto de 46,2% nas vendas de dispositivos devido à Black Friday e ao Natal.

Os custos operacionais caíram 8,9% na mesma comparação, para 6,4 bilhões de reais.

A Telefônica Brasil investiu 2,357 bilhões de reais no quarto trimestre, um aumento de 11,5% em relação ao ano anterior, concentrando-se principalmente na expansão de fibra para residências (FTTH), bem como nas coberturas 4G e 4,5G.

As ações da Telefônica Brasil acumulam alta de cerca de 1% este ano, abaixo do desempenho das ações da rival TIM , que subiram quase 10% no mesmo período.

Na semana passada, a TIM reportou resultado trimestral que superou as expectativas do mercado com aumento nos gastos dos clientes, com seu presidente-executivo, Pietro Labriola, citando confiança para impulsionar ainda mais os resultados trimestre a trimestre em 2020.