IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Carrefour Brasil tem lucro de R$735 mi no 4º tri

20/02/2020 20h36

SÃO PAULO (Reuters) - O Carrefour Brasil teve lucro líquido de 735 milhões de reais no quarto trimestre, aumento 7,6% ante igual período de 2018, desempenho apoiado em aumento de vendas e controle de despesas nas operações de atacarejo e de supermercados do grupo.

A companhia divulgou crescimento de 16,5% no lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado, para 1,465 bilhão de reais, e a margem subiu de 8,8% para 9,1%.

O resultado foi divulgado um dia depois que o principal rival, GPA, publicou seus números trimestrais, mostrando queda de 71% no lucro do período.

A divisão Atacadão, principal geradora de receitas do Carrefour Brasil, teve expansão de 10,7% nas vendas líquidas no trimestre, enquanto as vendas da divisão de supermercados, chamada de Carrefour Varejo, tiveram aumento de 12,8%.

Enquanto isso, as despesas com vendas, gerais e administrativas avançaram 4,7% no Atacadão e 4,1% no Carrefour Varejo, informou o grupo no balanço.

O Carrefour afirmou que as vendas mesmas lojas do Atacadão nos três últimos meses do ano passado subiram 5,5% sobre um ano antes e as da divisão de supermercados saltaram 12,7%, excluindo combustível e comércio eletrônico.

A empresa afirmou que o Atacadão cumpriu meta de abrir 20 lojas em 2019 no país, atingindo 186 pontos de venda, com oito inaugurações no quarto trimestre. "A concentração de aberturas de lojas no último trimestre do ano deverá exercer um efeito positivo em nossas vendas mesmas lojas no futuro, com a maturação dessas lojas", afirmou a empresa no balanço.

O balanço da companhia também saiu dias depois do grupo anunciar a compra de 30 lojas de atacarejo no Brasil do grupo europeu Makro por cerca de 1 bilhões de reais, o que deverá reforçar a presença do Atacadão no país.

(Por Alberto Alerigi Jr.)