IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa recua com resultados sob holofotes; GPA cai 7,8%

20/02/2020 12h05

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa recuava nesta quinta-feira, com as ações do GPA e da Ultrapar entre as maiores quedas após os resultados trimestrais decepcionarem, enquanto as ações da Petrobras não firmavam uma tendência única após reportar salto no lucro líquido do quarto trimestre e anunciar pagamento de remuneração a acionistas.

Às 11:56, o Ibovespa caía 0,31 %, a 116.161,53 pontos. O volume financeiro somava 5,4 bilhões de reais.

Além do noticiário corporativo doméstico, agentes financeiros continuam monitorando o noticiário relacionado ao surto de coronavírus na China, em sessão sem viés claro nas praças acionárias no exterior.

Na China, o banco central confirmou expectativas e cortou a taxa de empréstimo referencial, conforme as autoridades agem para reduzir os custos financeiros para empresas e sustentar a economia afetada pelo surto de coronavírus.

A província de Hubei, na região central da China, registrou 349 novos casos confirmados de infecção pelo vírus na quarta-feira, ante 1.693 novos casos no dia anterior, elevando o número total acumulado de casos confirmados em Hubei para 62.031.

O número de mortos em Hubei com o surto atingiu 2.029 no final da quarta-feira, um aumento de 108 em relação à véspera.

Em Wall Street, o S&P 500 mostrava estabilidade.

DESTAQUES

- PETROBRAS PN oscilava ao redor da estabilidade, mesmo após reportar lucro líquido de 8,15 bilhões de reais no quarto trimestre, ante 2,1 bilhões de reais no mesmo período de 2018. Em teleconferência, a companhia ainda afirmou que deverá distribuir 3 bilhões de dólares aos acionistas em 2020, sob a forma de juros sobre capital próprio (JCP) e dividendo. PETROBRAS ON subia 0,52%.

- GPA PN recuava 7,78%, após divulgar lucro líquido consolidado de 98 milhões de reais no quarto trimestre, queda de 71,4% ante mesma etapa de 2018 e abaixo da previsão média de analistas consultados pela Refinitiv, de 327,6 milhões de reais.

- ULTRAPAR ON caía 6,58%, pressionada pelos resultados do quarto trimestre, com prejuízo de 268 milhões de reais, afetado por baixa contábil de 593 milhões de reais referente ao valor recuperável de ativos de seu negócio de drogarias, a Extrafarma.

- GOL PN recuava 3,4%, tendo de pano de fundo queda de 47,9% no lucro líquido após participação minoritária no quarto trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior, para 351,9 milhões de reais, apesar de receita recorde para o período. A companhia aérea também divulgou previsões para 2020 e 2021.

- EMBRAER ON avançava 3,57%, após o Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) decidir na quarta-feira confirmar a operação de venda do controle da divisão de aviação comercial da companhia para a norte-americana Boeing, que tinha sido aprovada em janeiro sem restrições por decisão do superintendente-geral da autarquia.

- RD valorizava-se 1,1%, após divulgar lucro líquido do quarto trimestre dentro do esperado pelo mercado, mostrando crescimento cerca de 18% sobre o resultado dos últimos três meses de 2018.

- MARFRIG ON anulou a alta e oscilava estável, após reverter resultado negativo bilionário sofrido no quarto trimestre de 2018 e registrar um lucro modesto no final do ano passado, impulsionada por fortes vendas na América do Norte e demanda acelerada na China. O Ebitda ajustado somou 1,6 bilhão de reais, salto de 70,5% no comparativo anual.

- VALE ON tinha alta de 0,78%, na esteira da alta dos preços do minério de ferro na China e antes do resultado trimestral, agendado para após o fechamento do mercado.

- BRADESCO PN subia 0,12% e ITAÚ UNIBANCO PN subia 0,06%, em sessão mista para os bancos do Ibovespa. O Banco Central informou nesta quinta-feira que reduziu a alíquota do recolhimento compulsório sobre recursos a prazo de 31% para 25%. BANCO DO BRASIL ON cedia 0,14%.