Tomados por temores de coronavírus, consumidores alemães guardam seus centavos, diz GfK
Por Riham Alkousaa
BERLIM (Reuters) - A moral dos consumidores alemães se deteriorou levemente em fevereiro, com o temor de que o surto de coronavírus na China piore a desaceleração da maior economia da Europa deixando os alemães menos dispostos a abrir suas carteiras, mostrou uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira.
O instituto GfK, com sede em Nuremberg, disse que sua pesquisa com cerca de 2 mil alemães mostrou que o sentimento do consumidor caiu para 9,8 pontos em fevereiro, ante 9,9 pontos no mês anterior, em linha com uma pesquisa da Reuters.
"A disseminação do coronavírus, sem dúvida, contribuiu para a incerteza entre os consumidores", disse o pesquisador do GfK Rolf Buerkl.
Um subíndice que mede as perspectivas de renda também caiu, mostrou a pesquisa. Os consumidores temem que o desemprego na Alemanha possa aumentar se o surto interromper seriamente a produção na China e impactar o fornecimento para a Alemanha, acrescentou Buerkl.
O clima entre os investidores alemães também se deteriorou em fevereiro, com a preocupação de que o surto de coronavírus possa prejudicar o comércio mundial, mostrou uma pesquisa realizada na terça-feira pelo instituto de pesquisas ZEW.
O GfK disse que a pesquisa foi realizada de 29 de janeiro a 10 de fevereiro de 2020.
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