IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Reforma administrativa está pronta e será entregue ao Congresso depois do carnaval, diz Bolsonaro

22/02/2020 12h58

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro confirmou neste sábado que o texto da reforma administrativa está pronto e será encaminhado ao Congresso logo depois do Carnaval.

Antes de viajar para a base militar do Guarujá, onde passa o feriado, o presidente assinou o texto preparado pela equipe econômica.

"A reforma administrativa está pronta, depois do carnaval a gente apresenta. A tributária tenho falado com Paulo Guedes 'Paulo, é muito importante, se preocupa com os impostos federais'. Porque se botar estados e municípios vai acontecer o que eu vi ao longo de 28 anos na Câmara, não se resolve, e continua esse emaranhado de leis", disse Bolsonaro a jornalistas na manhã deste sábado.

O Executivo adiou por diversas vezes o envio da reforma administrativa. Uma das razões foi justamente pedidos de alterações feitas pelo presidente. Bolsonaro demonstra preocupação de que o projeto possa indispô-lo com os servidores públicos e tem ressaltado que as mudanças - entre elas o fim da estabilidade - valerá apenas para os novos concursados.

Já a reforma tributária tem andando no Congresso sem a participação do governo. Tanto Câmara quanto Senado colocaram textos próprios em tramitação, com o da Câmara já mais adiantado.

Paulo Guedes se comprometeu a enviar não mais um projeto do Executivo, mas contribuições ao texto. No entanto, até agora nada foi feito.

Neste sábado pela manhã, o presidente saiu para caminhar em Guarujá acompanhado de assessores e seguranças, visitou um supermercado e tirou fotos com populares. Segundo ele, para "sentir o calor do povo." Segundo Bolsonaro, sua previsão é ficar no litoral paulista até quinta-feira, "se nada demais acontecer".

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)