IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Jack Welch, que comandou a expansão da GE, morre aos 84 anos

Jack Welch comandou a expansão da GE - Brian Snyder/Reuters
Jack Welch comandou a expansão da GE Imagem: Brian Snyder/Reuters

Jack Welch, que tornou a General Electric na empresa mais valiosa dos Estados Unidos nas décadas de 80 e 90, morreu aos 84 anos de idade, afirmou o grupo hoje.

Welch - conhecido como "Neutron Jack" por cortar milhares de empregos - comprou e vendeu dezenas de empresas, expandindo a gigante industrial para os setores de serviços financeiros e consultoria. Sob ele, o valor de mercado da GE aumentou de US$ 12 bilhões para US$ 410 bilhões, tornando Welch um dos principais executivos de sua época.

Em dezembro de 1980, foi anunciado que ele sucederia o então presidente-executivo Reginald Jones e, em abril de 1981, assumiu o cargo de oitavo presidente do conselho e executivo da empresa. Ele ocupou o cargo até se aposentar em setembro de 2001, sendo sucedido por Jeff Immelt.

"Hoje é um dia triste para toda a família GE", disse H. Lawrence Culp Jr., atual presidente-executivo da GE, em comunicado. "Jack era maior que a vida e era o coração da GE por meio século. Ele reformulou a cara de nossa empresa e do mundo dos negócios."

(Por Rachit Vats e Uday Kumar em Bangalore e Nick Zieminski)

PUBLICIDADE
Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado na primeira versão do texto, a General Electric não é uma empresa pública. O erro foi corrigido.