IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Azul tem prejuízo líquido de R$ 2,3 bi no 4º tri e suspende previsões devido ao coronavírus

Gianfranco Beting
Imagem: Gianfranco Beting

12/03/2020 09h15

A Azul reportou nesta quinta-feira prejuízo líquido de 2,3 bilhões de reais no quarto trimestre de 2019, afetado por despesas consideradas não-recorrentes, e suspendeu as projeções para 2020, além de adotar outras medidas, em razão da incerteza relacionada com o impacto da propagação do coronavírus.

Um ano antes, a empresa teve lucro líquido de 697,2 milhões de reais no mesmo período.

Em termos ajustados, a companhia aérea teve lucro líquido de 872,8 milhões de reais nos últimos meses do ano passado, ante 375,6 milhões de reais no mesmo período de 2018. Excluindo variação cambial, o lucro ficou em 436,7 milhões de reais entre outubro e dezembro, de 96,6 milhões de reais um ano antes.

A Azul disse também, em comunicado, que está monitorando o impacto potencial da covid-19 em seus resultados de 2020 e que decidiu suspendeu as projeções para o ano. A empresa acrescentou que, com base nas melhores informações disponíveis, também decidiu pela redução da capacidade internacional entre 20% a 30% em relação ao plano original.

A empresa decidiu ainda pela redução do crescimento doméstico de forma preventiva e anunciou que novas contratações estão suspensas, enquanto vai lançar programa de licença não remunerada. A empresa também disse que está em negociação de novas condições de pagamento com parceiros para preservar caixa.

Ainda optou pela continuidade no plano de substituição de E1s por E2s, mas comunicou a suspensão das entregas incrementais.

(Por Paula Arend Laier; Edição de Pedro Fonseca)