BCE está pronto para novas ações se necessário, diz Holzmann
VIENA (Reuters) - O Banco Central Europeu irá intervir nos mercados de títulos do governo se necessário, afirmou nesta segunda-feira Robert Holzmann, membro do BCE, enquanto os diretores do Conselho do BCE buscam tranquilizar os mercados afirmando que atuarão para ajudar os países a combater o impacto do coronavírus.
O BCE está envolvido em uma ação defensiva sem precedentes desde que a presidente Christine Lagarde incomodou investidores e autoridades de políticas monetárias na quinta-feira ao dizer que não era tarefa do banco central ajudar países afetados pelo vírus, como a Itália, no mercado de dívida.
"Se houver necessidade de intervir na área de títulos do governo, serão tomadas medidas", afirmou Holzmann, presidente do banco central austríaco, em entrevista coletiva em Viena.
O membro italiano do conselho Fabio Panetta disse em uma entrevista publicada no domingo que o BCE está pronto para restringir os spreads "injustificados" entre os rendimentos dos títulos dos países membros e até reforçar suas compras de dívidas.
O BCE forneceu novos estímulos na quinta-feira para apoiar a economia da zona do euro, e juntou-se a outros grandes bancos centrais no domingo ao oferecer dólares norte-americanos baratos em uma tentativa de impedir a paralisação dos mercados globais de empréstimos.
(Reportagem de Kirsti Knolle)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.