IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Dólar salta contra real após Fed falhar em acalmar temores sobre pandemia

16/03/2020 09h11

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar subia cerca de 3% contra o real nesta segunda-feira, voltando a se aproximar de 5 reais à medida que a decisão extraordinária do Federal Reserve de cortar sua taxa de juros para perto de zero destacava o amplo impacto econômico do coronavírus.

Às 10:11, o dólar avançava 3,08%, a 4,9611 reais na venda, e, na máxima do dia, logo após a abertura, tocou 4,99 reais.

Na B3, o dólar futuro tinha alta de 2,51%, a 4,954 reais.

O Federal Reserve e outros bancos centrais globais agiram agressivamente no domingo para sustentar a economia em meio à pandemia de coronavírus, com o Fed cortando os juros para perto de zero, prometendo centenas de bilhões de dólares em compras de ativos e apoiando autoridades estrangeiras com a oferta de financiamento barato em dólar.

"Hoje, os mercados internacionais deveriam repercutir positivamente às ações adotadas neste final de semana pelos bancos centrais", disse em nota Ricardo Gomes da Silva, da Correparti Corretora. "Entretanto, nem mesmo as ações emergenciais estão sendo capazes de conter o pânico que se assola sobre os mercados nessa manhã."

Segundo analistas, a decisão dramática e inédita do Fed, apesar de buscar estimular os mercados, apenas destaca o quanto o coronavírus está afetando a economia global, forçando as autoridades monetárias a colocar em ação suas ferramentas disponíveis.

"Apesar de (intervenções de BCs) serem estímulos positivos à economia, as preocupações quanto ao grau de desaceleração econômica global foram elevadas", opinou a XP Investimentos em nota. "Além disso, acreditamos que (...) os bancos centrais, ao já terem anunciado tantas medidas em tão pouco tempo, podem ficar de mãos atadas. As ações podem ter seus efeitos ainda mais limitados na ausência de medidas fiscais."

No exterior, o clima era de cautela, com o dólar ganhando de moedas consideradas arriscadas, como lira turca, peso mexicano, rand sul-africano e dólar australiano. Ante uma cesta de pares fortes, a divisa norte-americana perdia 0,85% à medida que aumentava a procura por ativos seguros, como o iene japonês

No Brasil, o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta segunda-feira, em reunião extraordinária, medidas para facilitar a renegociação de dívidas numa resposta aos potenciais impactos do coronavírus sobre a economia brasileira.

Na sexta-feira, o dólar à vista subiu 0,57%, a 4,8128 reais na venda, nova máxima recorde para encerramento. No ano, o dólar acumula alta de mais de 23%.