IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Economia da UE provavelmente vai contrair 1% em 2020 por coronavírus, diz Comissão Europeia

16/03/2020 13h15

BRUXELAS (Reuters) - A economia da União Europeia (UE) deve encolher 1% este ano como resultado do coronavírus, mostrou um documento da Comissão Europeia, mas autoridades disseram que as estimativas internas da Comissão são mais pessimistas e apontam uma recessão de até 2,5%.

"Estima-se que a crise do Covid-19 tenha um impacto econômico prejudicial muito grande na UE e na área do euro", afirmou o documento da Comissão.

"Estima-se que o impacto direto em todos os canais reduza o crescimento real do PIB em 2020 em 2,5 pontos percentuais, em comparação com uma situação em que não haveria pandemia", afirmou.

"Dado que o crescimento real do PIB estava previsto em 1,4% para a UE em 2020, isso implicaria que (a taxa) poderia cair para pouco mais de -1% do PIB em 2020, com uma recuperação substancial, mas não completa, em 2021", disse o documento.

Mas as autoridades disseram que um documento interno da Comissão previu o impacto do coronavírus em 3,9 pontos percentuais negativos, em vez de 2,5 pontos, o que tornaria a recessão ainda mais profunda.

Os ministros das Finanças da UE estão discutindo novas maneiras de lidar com os danos econômicos causados ​​pela epidemia em uma videoconferência nesta segunda-feira, e as autoridades disseram que devem apresentar um grande pacote coordenado de respostas econômicas.

(Reportagem de Jan Strupczewski)